Steve Wozniak na Campus Party: o recado do pai do computador pessoal

Foto: Cristiano Sant’Anna, indicefoto.com, Campus Party, divulgação

A foto acima dá uma ideia de quão concorrida foi a palestra de Steve Wozniak sábado à noite na Campus Party Brasil 2011. Também pudera, o cara é o “pai do computador pessoal”.

Foi essa trajetória que ele contou no evento, o que o levou a criar o Apple 2, máquina que revolucionaria a computação pessoal.

– Eu era como vocês quando jovem, adorava tecnologia, adorava criar coisas novas. Eu tinha o sonho de construir meu próprio computador – afirmou para a plateia de geeks, aficcionados por tecnologia.

Cofundador da Apple, Woz começou falando de seu contato com eletrônica na infância, do pai engenheiro sempre o ajudando, dos bons professores, de como conheceu Steve Jobs. Woz sempre foi alguém que gostou de ficção científica, alguém que queria entender como as coisas funcionam, explorá-las, reconstruí-las. Ou seja, queria aprender mas também compartilhar.

Lembrou os tempos de bluebox, um aparelho para fazer ligações telefônicas de graça que ele e Steve Jobs vendiam.

– A ideia nunca foi ganhar dinheiro, mas explorar, aprender – afirmou.

Quando desenvolveu o Apple I, Woz ofereceu o projeto para a HP, empresa em que trabalhava. Recusaram.

– Steve disse que nós devíamos começar nossa própria companhia. Mesmo que não desse lucro, ainda assim nós teríamos nossa própria companhia – lembra.

@@@

Woz na Campus Party, falando para um público de geeks como ele, vale mais como fonte de inspiração. Independente de ser usuário de Mac, Linux ou Windows, ele é um cara para se respeitar. Se você está lendo este blog agora é porque um dia ele acreditou que os computadores deviam ser simples para que todos (não só engenheiros) pudessem usar.

Fora isso, a verdade é que a palestra foi um resumão do seu livro de memórias, “iWoz – A verdadeira história da Apple segundo seu cofundador”. Li recentemente a versão em inglês, o tom é bem didático. É daqueles livros que tu só consegues largar quando chega à última página.

@@@

Na Campus Party, Woz também falou da Apple de hoje. Na sua opinião, a Apple continua sendo um norte, uma empresa que direciona toda a indústria, como fez com os smartphones (com o iPhone), tablets (com o iPad) e varejo (com as revendas Apple Store). Woz levantou aplausos da plateia ao criticar o ambiente fechado característico dos produtos da Apple.

– Cada um deveria ser capaz de criar o software que quisesse. Sou a favor do código aberto.

Foto: Flávia de Quadros, indicefoto.com, Campus Party, divulgação

Na coletiva de imprensa, Woz falou do Android, plataforma móvel desenvolvida pelo Google. Diz ele que se impressou no início, mas que não abre mão do iPhone:

– O iOS é o melhor. A navegação é mais fácil – cravou.

Segundo ele, o problema do Android é a sua segmentação, com tantos fabricantes de hardware. Ele comparou com a Microsoft de antigamente.

Falando em Microsoft, apesar da inovação hoje ser liderada por empresas como Apple e Google, Woz não a subestima, afinal, a Microsoft criou o Kinect.

Na coletiva, também citou o que considera a grande tendência:

– O futuro são os comandos de voz.

Depois de sua palestra, Woz ficou cerca de três horas autografando. Na foto abaixo, só um pedacinho da fila:

Foto: Cristiano Sant’Anna, indicefoto.com, Campus Party, divulgação

Woz autografou seu livro mas também iPads, Macs e crachás do evento. Todo mundo tietou. Aí na foto, membros da organização do evento, incluindo os três diretores da Campus Party Brasil.

Da esquerda para direita: Carolina De Marchi (coordenadora de comunicação), Daniela Costa (diretora de marketing), José Luiz de Genova (diretor comercial), Nathalia Grun (gerente de comunidades) e Mario Teza (diretor geral). Foto: Vanessa Nunes, blogdavanessa.com

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s