HiPhone: será que vale a pena?

hiphone

HiPhone

Tive a oportunidade de testar  o HiPhone por intermédio de uma amiga (que gentilmente emprestou seu celular para o teste). O celular é uma cópia descarada do iPhone. Tanto no nome “HiPhone” quanto no design e nos ícones dos aplicativos. Só não é cópia nas funcionalidades. Apresenta vários defeitos e várias qualidades. Menos qualidade do que defeito, na verdade.

Hardware:

Quando a comunidade pede e as grandes empresas (Apple) não atendem os “piratas” atendem. E isso ocorreu com o HiPhone. Ele possui duas câmeras: uma normal (com 2.0MP) e flash e outra para video-conferência 3G, VGA.

A tela de 3,3 polegadas HVGA touchscreen não é igual ao iPhone. Nem igual ao Nokia. Na verdade, nunca usei nenhum aparelho com essa “tecnologia”. A tela do iPhone é sensível ao toque do dedo, ou seja, não funciona muito bem, quando se está de luva. A tela do N97 já é diferente e funciona tanto com luva, tanto com a Stylus. A tela do HiPhone não funciona com o dedo, pior ainda se você estiver com luva. Ela funciona bem com a unha. E ela funciona com a Stylus e com grafite também…

Ele não tem teclado, apenas algumas teclas laterais, como o controle de volume e o botão da câmera. Ele possui conectividade bluetooth, Wi-Fi, porta USB padrão, AGPS e acelerômetro.

Você deve estar lendo essas especificações e falando: Poxa, é a mesma coisa que o iPhone! Adianto: o acelerômetro é horrível. E quando eu falo horrível é: imagine o acelerômetro do iPhone (que é excelente)  o acelerômetro do N97 (que é suficiente) / 2 = o acelerômetro dele. Há momentos que estou navegando nas fotos e ele simplesmente trava. Você tem que fazer malabarismos para que a tela volte ao normal.

A memória interna dele é de 72MB. E possui entrada para cartão de memória microSD de até 16GB.

Corpo e Medidas:

Ele é bem semelhante ao iPhone, com exceção da tela, que é menor. Como alguns outros smartphones (tipo o N97) ele também é gordo e pesado. De longe ele é a cara do iPhone. De perto é aquele Motorola do fim da década de 1990. Tem um visual frágil. Além disso, a tela ao ser apertada com força exibe marcas. Eu tenho medo de apertar com muita força e a tela explodir na minha cara. A tela é de 3,3 polegadas.

Medidas: 11,5 cm x 6,1cm x 1,3cm.

02062009706

Software e uso:

Ele vem com um firmware da própria empresa. Que lembra muito o do iPhone. Até mesmo os ícones. Aliás, só os ícones. Ao clicar, por exemplo, na câmera, ele vai abrir a tela igual ao iPhone. Mas é só a abertura. Ao carregar por completo ela lembra aquelas câmeras dos aparelhos da Samsung, os que você compra o plano pré-pago da sua operadora e ele vem de graça.

A função de música, está dividida em “iPod” e Videos. O music player é igual ao iPhone, com exceção das músicas: você não vê informações detalhadas sobre ela. Só vê o nome do arquivo. As músicas não são divididas de acordo com a categoria como cantores, banda, álbum ou gênero. É sofrível navegar por ele.

Ele vem com um navegador integrado, que não é o Safari. Mas isso eu até apoio: é o Opera Mini. É a versão estável, apesar de que a versão beta é um bilhão de vezes melhor.

O bom é que ele tem suporte a JAVA. O que significa que você pode baixar vários aplicativos por fora. E não precisa baixar pela “App Store” que no caso, nem existe…

02062009697

Multimídia:

Basicamente, ele foi feito apenas para multimídia. O MP3 player e o Video Player são sem dúvida as únicas coisas que prestam. Ok, não sejamos muito duros. A TV, se for bem sintonizada, dá para quebrar um galho. Ele reproduz música em MP3 e vídeos no formato MP4.

O MP3 Player não é tão legal. Mas serve. As músicas não são apresentadas da mesma forma amigável do iPhone/iPod touch, para começo de conversa. Ele não mostra as categorias divididas feito o iPhone/iTouch. Exemplo: música, cantor, banda, álbum e gênero. Não, é tudo misturado. E pior: as músicas são mostradas pelo nome do arquivo. Então é fácil ver algo como0101jkasBomBomPow.mp3, o que não é tão amigável e interessante.

O alto-falante é meio que uma mini-caixa-de-som-portátil. É aquele tipo que quando ele começa a tocar as pessoas ao redor começam a sair de perto. Ele é extremamente alto. Perdendo um pouco a qualidade. Ele tem alto-falante 3D e baixo.

02062009695

Câmera…

Bom… A câmera é de 2MP apresenta uma resolução interessante. Só resolução, qualidade não é tão boa. Sou mais comprar um Nokia, com lente Carl Zeiss Tessar, ou outro celular com lente confiável. Agora, só se seu objetivo for tirar fotos.

Bateria

Se você for daqueles que jogam direto, ele dura cerca de 1 dia de uso intenso. Geralmente, a bateria dura cerca de 1 dia e meio. Mas em stand-by o tempo de bateria deve ser entre 3 e 5 dias.

Ele inclui carregador Bivolt (110 ~ 220), duas baterias recarregáveis Li-on e um cabo de extensão USB.

Chamadas

Ele tem DUAL Chip, ou seja, aceita dois chips de operadora simultâneamente (ex: Tim e Claro). É possível ligar usando qualquer um dos chips, em uma interface muito interessante. Apesar de ser parecida com a do iPhone, ele dá destaque à ligação dos dois chips.

O celular testado só tinha um chip. Então, não pude testar a ligação pelo outro chip.

02062009693

Devo comprar? Vale a pena?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s