Google apresenta usuários de Orkut ao Chrome no estilo “quer que eu desenhe”

Eu achava que era só com o IE6. Mas agora, a batalha pelo navegador que encampa o Orkut veste a camiseta do Google Chorme. O navegador da casa é anunciado aos usuários após encerrarem sua sessão na rede social mais utilizada do Brasil.  Por anunciar o Chrome, o Google já promove o seu novo sistema operacional.

Agora, vou destilar um pouco do meu preconceito. Os usuários de Orkut que conheço, na sua maior parte, não me parecem ter o perfil de alguém ligado em tecnologia – estou me referindo aos orkuteiros de carteirinhamiguxos e similares.

Neste sentido, a campanha do Orkut tem um lado educativo. Claro, supondo que usuário de Orkut seja “tudo tapado”.


Minhas convicções quanto redes sociais à parte, me parece claro que o Google está bem mais agressivo com o Orkut recentemente, e a concorrência com o poderoso Facebook não deve ser o único motivo.

Nivelar os usuários é preciso ao se lançar novos produtos. Com o sistema operacional logo ali, em 2010, toda a base de usuários possível será aproveitada. Pense na divulgação do Chrome OS além do Orkut, no GmailYouTubeGoogle Docs. O leque de pessoas atingidas será, com certeza, muito grande.

Existe, porém, uma diferença entre o usuário de Orkut e de Gmail e similares.

Quem ouve o podcast Backup, por exemplo, sabe que nosso estagiário, Thiago Mulé, até tem Gmail, mas só porque veio junto com o Orkut. Na verdade, ele ainda prefere utilizar outro serviço – por pior que seja, na opinião de muitos.

Creio, na verdade temo, que muitos usuários de Orkut (+ MSN + IE6, por que não conhecem nada de mais) sejam assim. Têm o Orkut, mas não conhecem o RESTO. Tenho certeza que muitos dos usuários de Orkut que lerão este post vão discordar veementemente de mim – durante a redação, até eu discordei às vezes.

Mas… outros serviços do Google (Gmail, Google Reader, Docs, Picasa, News, iGoogle) não desenham para o camarada incentivando a baixar o Chrome.
.


Deixe um comentário

