Fisl10 terá festival internacional de robótica livre

O Fórum Internacional Software Livre (fisl) chega na 10ª edição com muitas atrações e novidades. Uma delas é o 1º Festival Internacional de Robótica Livre, que terá em sua programação olímpiada, palestras, debates e mostra de trabalhos.

A Olímpiada de Robótica Livre tem como objetivo desenvolver um ambiente de criatividade, colaboração e desafio, onde grupos construirão artefatos robóticos usando sucata eletrônica e softwares livres. Composta por 24 participantes organizados em duas categorias (básica e avançada), a Olimpíada terá em seu primeiro dia uma etapa de nivelamento, onde os participantes terão contato com a filosofia da robótica livre e com técnicas de soldagem e eletrônica básica.

Após a etapa de nivelamento, que ocorre durante a manhã do dia 24 de junho, os grupos participantes da Olimpíada serão formados. Na categoria básica, os participantes serão desafiados a construir “artefatos técnicos” usando uma Interface de Hardware Livre (IHL). Já na categoria avançada, os participantes devem desenvolver seus projetos utilizando placas controladoras Freeduino.

Os trabalhos serão avaliados por uma banca composta por membros das comunidades de robótica e de software livre. Os melhores trabalhos serão premiados com kits de robótica livre e brindes surpresa na cerimônia de encerramento do fisl, no dia 27 de junho, quando também serão apresentados ao público.

Para participar da Olimpíada, o  interessado deve enviar um e-mail pararoboticalivre@softwarelivre.org,  descrevendo sua experiência com eletrônica ou hardware livre.

Já a Mostra de Trabalhos será composta por projetos criados pelo público do Festival e seu objetivo é apresentar a criatividade da comunidade de hardware livre nacional. Para se inscrever para a Mostra, o interessado deve enviar um e-mail pararoboticalivre@softwarelivre.org, contendo a descrição do seu projeto. Serão selecionados no máximo 20 projetos.

A programação completa do I Festival Internacional de Robótica Livre será divulgada em breve. O evento é gratuito e ocorre durante o 10º Fórum Internacional Software Livre – fisl10, de 24 a 27 de junho na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, em Porto Alegre (RS). Mais informações no site do evento.

Anúncios

Um comentário em “Fisl10 terá festival internacional de robótica livre

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s