Mapa virtual homenageia soldados mortos em combate

Um engenheiro do Google criou uma espécie de plugin do Google Earth para mapear a morte de soldados norte-americanos em combates no Afeganistão e Iraque desde 2001. O Map the Fallen é um projeo pessoal de Sean Askay e dá informações sobre quando, como e onde cada um dos combatentes morreu. O mesmo “soldado virtual” pode ser colocado próximo à cidade onde morava, nos EUA, e ganhar um perfil detalhado.

– É possível conectar o internauta com cada uma das histórias deles [militares]. É possível ver fotos, descobrir como morreram, visualizar os comentários de parentes e amigos, além de explorar os lugares onde eles viveram e morreram – explicou engenheiro.

As mortes podem ser visualizadas em ordem cronológica desde 10 de outubro de 2001. Para utilizar o serviço, o usuário precisa baixar o Google Earth 5.0 e o Map the Fallen.

Askay começou a desenvolver a ferramenta há cerca de quatro anos, quando ainda estava na universidade. Ele se interessou pelas histórias dos mortos de guerras quando descobriu o site icasualties.org.

– Reconheço que esse mapa representa apenas uma parte da história. Os iraquianos e afegãos tiveram muitas perdas de civis por causa dessas guerras, sem contar nos civis norte-americanos, civis da coalizão, empreiteiros e repórteres que também morreram.

Com informações de G1 e CNN.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s