Teste: Ubuntu para o Eee PC é alternativa Linux em netbooks

Tirar o Linux do minilaptop Eee PC geralmente significa migrar para o Windows. Recente pesquisa da empresa de análises NPD aponta um domínio geral do Windows em novos netbooks em fevereiro de 2009, contra um fatia reduzida de 10% no mesmo mês em 2008.

Apesar da disputa Linux x Windows, há alternativas livres, também, que oferecem tantos recursos quanto o sistema operacional da Microsoft sem custar nada, e com uma interface igualmente amigável para quem não se dá com a versão embarcada.

O Eeebuntu NBR (Netbook Remix) é uma delas. Como o próprio nome sugere, trata-se de uma versão da distro Ubuntu para o subnote da Asus. Instalamos ele num Eee PC 701 para os testes.

Instalação facilitada: Como tudo que é instalado sem internet no Eee PC, é preciso utilizar um pendrive para rodar o Eeebuntu – ou um drive de CD/DVD via USB. O processo começa com a criação de um live USB, e depois a instalação do sistema no pendrive. O sistema operacional ocupa 2,6 GB no Eee PC.

Para instalar, basta baixar a distribuição e o programa UNetbootin. Depois de baixados, coloque um pendrive na entrada USB e abra o UNetboot. Basta selecionar o drive, indicar a distro e seguir os passos do processo.

Programas disponíveis: O Ubuntu geralmente vem com um pacote razoável de programas. OpenOffice, por exemplo, está sempre presente na distro. Acompanham ainda outros programas mais leves de edição de imagens, messengers e clientes de BitTorrent, tudo incluído nos 2,6 GB.

Synaptic, o trunfo maior: A maioria das instalações que eu fiz no Linux original do Eee PC, uma distribuição Xandros, foram no terminal de comando. A tela preta é o suficiente para assustar muitos usuários. Assim, ter o gerenciador de pacotes Synaptic pré-instalado é um ótimo recurso. O programa oferece milhares de softwares open source nos seus repositórios, tudo instalado pelo modo gráfico.

Interface camarada: No Eeebuntu, há um menu à esquerda com acesso aos aplicativos e, à direita, a locais no computador. Parece uma tabela. No centro, ícones, igualmente grandes, de programas previamente selecionados, os favoritos, ou então os que estão em cada um dos itens selecionados no menu da esquerda, para acessar programas. Acaba sendo mais fácil de encontrar as aplicações.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s