Conficker pode ter infectado mais PCs do que se pensava

hoje eu mexi numa máquina de um amigo,toda pinta de ter virus,zilhões deles….mas no final sem nada

O worm Conficker pode ter infectado mais máquinas do que muitos achavam, de acordo com a OpenDNS. A empresa informou nesta semana que 500.000 de seus usuários estavam infectados com a variante mais recente, chamada Conficker.C. A OpenDNS tem mais de 10 milhões de usuários no mundo todo.

A empresa não informou exatamente qual a porcentagem de usuários infectados pelo worm, mas o número de infecções pelo Conficker.C é muito maior do que o esperado, de acordo com David Ulevitch, fundador da OpenDNS.


Diagrama de infecção do Conficker
(clique na imagem para ampliá-la)

O Conficker.C começou a usar um novo algoritmo na quarta-feira para procurar por instruções de seu criador, o que gerou especulações de que ele estava se preparando para um ataque. De acordo com especialistas em segurança, entretanto, o worm tem estado “quieto” até o momento.

Estimativas anteriores indicavam que o número de infecções pelo Conficker, incluindo todas as variantes, oscilava de poucos milhões até 10 milhões de PCs, mas de acordo com Ulevitch o worm é “provavelmente maior do que as pessoas pensam, com base no que estamos vendo aqui”.

O OpenDNS é usado por uma pequena fração dos 1,5 bilhões de usuários da Internet, por isso seus números fornecem uma pequena amostra de uma população muito maior. A empresa rastreou as infecções pelo Conficker.C analisando as requisições de DNS (Domain Name System) feitas em sua rede e procurando por um padrão específico de DNS lookups que é único para o worm.

De acordo com a OpenDNS, o Vietnã foi o local mais atingido pelo worm, com 13% do número total de infecções rastreadas pela empresa. Outros países com um grande número de máquinas infectadas incluem o Brasil, Filipinas e Indonésia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s