Confira: soluções caseiras para resolver problemas eletrônicos domésticos

 

Por trás da caixa registradora de uma tabacaria no centro de São Francisco (EUA), Sam Azar passa o cartão de crédito de um cliente. A máquina de cartões da loja não consegue ler a faixa magnética. Azar passa de novo, e de novo, sem sucesso. Quando uma fila começa a se formar, ele pega um saco plástico embaixo do balcão. Embrulha o cartão com o plástico e passa de novo. Sucesso. A venda está realizada.

– Não sei como funciona, só sei que dá certo – diz Azar, que aprendeu o truque há anos atrás com outro atendente.

A Verifone, empresa que fabrica as máquinas leitoras, não confirma nem nega que o saco plástico funcione. Mas essa é uma entre muitas soluções de baixa tecnologia para falhas de aparelhos que pessoas sem diplomas de engenharia descobrem, às vezes por desespero, e compartilham.

Alguns desses truques podem ser discutidos e questionados se realmente funcionam, mas o que temos a perder? Muitas dessas soluções tecnológicas caseiras podem ser explicadas com um pouco de ciência. Veja alguns exemplos nesta página.

Discos sujos

Você precisa limpar um CD ou DVD imundo, mas não tem em casa nenhum produto de limpeza? Então ensope um pano com vodka ou antis-séptico bucal. O álcool é um poderoso solvente, perfeitamente capaz de dissolver impressões digitais e manchas da superfície de um disco. Uma garrafa de antisséptico bucal que você tem no banheiro pode fazer o serviço tão bem como um fluido específico de limpeza de DVD que custa muito mais.

Falha no HD

Se o disco rígido (HD) de seu computador quebrar e não puder ser lido, não se apresse em jogá-lo fora. Deixe-o no freezer durante a noite.

– O truque é uma técnica de recuperação real e comprovada, mesmo sendo um último recurso, para alguns tipos de problemas de disco rígido que poderiam ser fatais – afirma Fred Langa em seu site Windows Secrets (windowssecrets.com).

Muitas falhas de disco rígido são causadas por peças gastas que não se alinham mais corretamente, fazendo com que o disco não consiga ler os dados. Baixar a temperatura do HD faz com que seus componentes internos de metal e plástico se contraiam levemente.

Retirar o disco do freezer e retorná-lo à temperatura normal pode fazer com que essas peças se expandam novamente. Isso pode ajudar a liberar partes presas ou, ao menos, permitir que um componente enguiçado funcione por tempo suficiente para a recuperação dos dados essenciais.

Carga do celular

Se o telefone celular descarrega a bateria rápido demais enquanto permanece sem uso no seu bolso, parte do problema pode ser o calor.

– Baterias de telefone celular duram mais se mantidas frias – afirma Isidor Buchanan, editor do site Battery University (batteryuniversity.com).

O calor de aproximadamente 37ºC do corpo humano, transmitido por meio de um bolso de tecido para um celular no seu interior, é suficiente para acelerar os processos químicos da bateria do telefone. Isso faz com que ela se esgote mais rapidamente. Para manter o telefone mais frio, carregue-o em sua bolsa, pasta ou no cinto.

Cartucho de tinta seco

Se o cartucho de sua impressora acabar perto do final de uma impressão importante, não entre em pânico. Remova-o e passe um secador de cabelo sobre ele por dois ou três minutos. Coloque o cartucho de volta na máquina e tente imprimir o arquivo de novo, enquanto o acessório ainda está morno.

– O calor do secador aquece a tinta endurecida e faz com que ela flua pelos pequenos bocais dentro do cartucho. Quando o cartucho está quase no fim, aqueles bocais, muitas vezes, ficam praticamente entupidos com tinta seca. Ajudar a tinta a fluir fará com que ela saia do cartucho – explica Alex Cox, engenheiro de softwares de Seattle.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s