Um olhar sobre o Eeepc 701 Asus

Recursos de hardware

O modelo que escolhi é a versão de cor black do Eee PC 701, que pesa cerca de 920 gramas .O hardware dessa versão é composto pela seguinte configuração:

– Processador Intel Celeron M 353 ULV 900 MHz;
– Memória RAM DDR2, 667 MHz, de 512 MB (expansível até 2 GB);
– Memória Flash de 4 GB (em substituição ao HD);
– Tela LCD TFT de 7″ e resolução de 800×480 pixels;
– Webcam de 0,3 megapixels;
– 3 portas USB 2.0;
– 1 porta Ethernet;
– Saídas para microfone e fone de ouvido;
– Saída VGA;
– Leitor de cartões de memória SD/MMC;
– Microfone embutido;
– Wireless 802.11b/g Atheros AR5BXB63;
– Bateria de 4 células, Li-Ion, 5200 mAh;
– Touchpad com botão e rolagem de tela;
– Áudio Realtek ALC6628;
– Vídeo Intel GMA 900;
– Entrada Kensington lock para prender o Eee PC a um cabo de segurança.

 

Num primeiro momento, essa configuração pode parecer fraca, mas é suficiente para rodar de maneira satisfatória editores de textos, planilhas, navegador de internet e ainda ouvir música. Vídeos e alguns jogos também rodam sem travamentos. Mesmo assim, o usuário que preferir pode inserir até 2 GB de memória RAM no Eee PC. Note, no entanto, que é necessário substituir o módulo de memória existente no portátil, já que há apenas um slot para isso.

As dimensões do Eee PC (225 × 165 × 21~35 mm) fazem com que seja necessário algum tempo para se acostumar com ele. A primeira coisa que causa estranheza é o tamanho da tela, de apenas 7″. Quem está acostumado com telas de 15, 17, 19 ou mais polegadas vai estranhar bastante. A sensação de que tudo é apertado na tela é eminente e só passa após um período de adaptação, onde se percebe que é possível fazer muitas atividades com essa tela, mesmo tendo que usar constantemente barras de rolagem e mover janelas que ultrapassam os limites de visualização (para isso, é necessário pressionar a tecla Alt e o botão esquerdo do touchpad e movimentar o cursor neste, tudo ao mesmo tempo).

Áudio também não é problema para o Eee PC. Há uma saída de som nas laterais esquerda e direita que, para meu espanto, conseguem reproduzir áudio com uma qualidade muito boa para um dispositivo tão pequeno. Obviamente, não é possível contar com reprodução de graves, mas para isso pode-se utilizar fones de ouvido.

O grande “barato” do Eee PC, no entanto, é no quesito conectividade. O aparelho conta com 3 portas USB 2.0 e oferece um leitor de cartões SD/MMC que compensa a ausência de um HD (também não há leitor de CD/DVD). Este, aliás, é um componente não implementado pela Asus por vários motivos: redução de custos, economia da carga da bateria (o HD consome muita energia) e redução de peso.

Como informado no tópico anterior, o teclado do Eee PC não é adaptado de fábrica para funcionar no Brasil, razão pela qual a acentuação não acontece da maneira esperada. Para resolver esse problema, encontrei as seguintes soluções:

– Para o Easy Mode: vá à aba Settings, clique em Personalization e confira se a opção Keyboard Layout está configurada para English/International. Se não estiver, selecione esta opção e clique em Ok e em Ok novamente. Vá à aba Work e clique em Documents. Em seguida, pressione as teclas Ctrl + Espaço ao mesmo tempo – uma barra com a informaçãoEnglish/European vai surgir no canto inferior direito da tela. Feche o programa Documents (que, na verdade, é o editor de textos Writer do OpenOffice.org) e, na barra de tarefas (parte inferior da tela), localize o item Input Method. Clique com o botão da direita do touchpad sobre este ícone e, em seguida, no item SCIM Setup. Na janela que surgir, vá em Global Setup, especifique o item Keyboard Layout para Portuguese (Brazil US accents), marque a opção Share the same input method among all applications e clique no botão com as reticências, na frente da opção Trigger. Agora, clique em Delete e em Ok. Clique na opção GTK e, no menu Show, selecione a opção Never. Na parte inferior da janela, clique no botão Apply, em Ok e em Oknovamente. Agora, basta reiniciar o sistema. Essa dica foi retirada desta página.

– Para o Full Mode: clique em Launch, vá ao menu Control Center e escolha o item de mesmo nome. Em seguida, vá à opção Peripheral e, nela, clique em Keyboard Layout. Na parte da direita da janela, vá à aba Layout e escolha a opçãoGeneric 105-key (Intl) PC. Em Active Layouts, verifique se a opção existente é U.S. English (US). Caso essa opção não exista, selecione-a na caixa à esquerda e clique em Add. Mantendo a opção U.S > English (US) selecionada, vá ao menu existente em Layout variant, na parte inferior da janela (talvez seja necessário rolar a tela para baixo para visualizar essa parte). Nesse menu, escolha o item intl. Clique em Apply e feche o Control Center. Agora, o Eee PC deverá fazer as acentuações corretamente no modo Full Desktop.

 

Anúncios

4 comentários em “Um olhar sobre o Eeepc 701 Asus

  1. Realmente os trotes são execráveis e precisam ser punidos pelas instituições. É preciso haver um trabalho de conscientização ou até mesmo uma disciplina específica sobre relações humanas, pois está-se formando nas universidades os profissionais do futuro. Não sei porque coisas como essas ainda acontecem, principalmente no Estado mais rico e civilizado do Brasil. Agradeço o comentário e volte sempre. Um abraço!

  2. Gostaria de agradecer as informações interessantes fornecidas sobre o EEEPC-701.
    Quando adquiri o meu, a 1 mês atrás, fiquei em dúvidas quanto a se me adaptaria ao tamanho do equipamento. Mas, confesso que o nome ASUS dá uma confiança gigantesca no produto. Fiquei ainda mais satisfeito com a info da matéria acima sobre o note suportar 2GB RAM DDR2 667MHZ, o que já tinha sido informado antes pelo suporte Asus, só não questionei em quantos slots ficaria a memória alocada, o que sua matéria me esclareceu. Como uso muito AutoCAD, essa configuração dá uma boa autonomia de uso. Meu PC era razoável, mas, já o vendi após adquirir esse note. Até mais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s