Seu PC aguenta o Windows Vista

 

fonte:

http://vas-y.com/dicas/winDicas/vista/05.htm

Seu PC aguenta o windows Vista?

A primeira – e definitiva – informação que você deve ter sobre o Windows Vista é: nenhum outro sistema operacional da Microsoft exigirá tanto do hardware quanto ele. Dito isso, caso você queira aproveitar o máximo de recursos que o ambiente oferece, prepare o bolso, pois você precisará de um PC com configurações bastante robustas para curtir tudo o que o sistema oferece. Confira o que a sua máquina vai precisar.

Memória RAM

Seja qual for a versão do Vista que você rodar na sua máquina, há dois fatos. O primeiro: esqueça as recomendações de configuração mínima da Microsoft. Segundo, seu PC não deve ter menos de 1GB de memória RAM, com velocidade de no mínimo 400MHz, sendo aconselhável 533MHz. Caso contrário, nem pense em instalar o sistema, sob o risco de perder a paciência nos primeiros minutos de uso.

Para quem optar pelo Vista Home Basic, 1 GB de RAM consegue segurar bem a execução do sistema, já que esta versão traz apenas os recursos básicos do sistema e essa quantidade de memória consegue gerir bem os aplicativos que serão rodados.

Já quem escolher o as versões Home Premium e Ultimate, o recomendável é contar com no mínimo 2GB de memória. Isso porque essas duas edições já utilizam os pesados recursos da interface gráfica do Vista, conhecida como Aero, entre outros aplicativos e funções multimédia, com destaque para o Ultimate, que exige um desempenho considerável do PC.

Processador

Apesar de a Microsoft exigir processadores com velocidades que variam entre 800MHz (para o Vista Home Basic) e 1GHz (para o Home Premium e o Ultimate) como configuração mínima, é recomendável que os usuários obtenham um processador de no mínimo 2GHz. Melhor ainda caso sejam processadores de núcleo duplo como o Core Duo (ou Core2Duo) da Intel ou a linha Athlon/Opteron da AMD .

Disco rígido

Esse é outro componente do seu PC que precisa ser robusto. Seu HD precisará ter no mínimo 60GB de capacidade, sendo que pelo menos 25GB precisarão estar livres e à disposição do Vista. Isso porque o sistema trará funções que exigirão bastante do disco rígido, como o Superfetch. Ele memoriza os hábitos do usuário, os horários em que ele carrega os aplicativos e de que forma ele usa o computador. Com isso, os arquivos ficam disponíveis na memória e são consultados no momento que o computador é ligado, o que pede um bom HD, além de uma memória RAM respeitável.

A boa notícia é que encontrar PCs com 60GB, 80GB ou até mesmo 120GB de disco rígido é relativamente fácil. Quem optar por fazer um upgrade na máquina, também encontra esse componente com tranquilidade. Os utilizadores do Vista Home Basic podem utilizar um HD de 60 GB sem contratempos. Já quem utilizar as versões Home Premium e Ultimate deve escolher discos rígidos com no mínimo 100GB, pois as capacidades gráficas e multimédia dessas edições exigirão mais do componente.

Placa de vídeo

Sem rodeios, o quesito acima define-se desta forma: placa de vídeo lenta = a desempenho do Vista sofrível. Trocando em miúdos, prepare-se para desembolsar uns “Eurositos” a mais. O recomendável é adquirir uma placa com 256 MB, caso você queira tirar proveito da bela interface gráfica do sistema, também conhecida como Aero e que está presente nas versões Home Premium e Ultimate (esta última, com todos os recursos). O dispositivo deve ser 3D DirectX 9 (DirectX 10 é o mais indicado), contar com um driver WDDM, suporte ao “Pixel Shader 2.0”, além da capacidade de exibir profundidade de cor de 32 bits por pixel. Quem gosta rodar de jogos no PC, provavelmente já deve ter uma placa com essas configurações. Mas, ainda assim, para este tipo de público, aconselhamos o upgrade para uma placa de 512 MB, já que games não são necessariamente uma folga ao PC.

Driver

É necessário que a máquina do usuário do Vista tenha um driver de DVD, já que todas as versões do Windows Vista vêm instaladas neste tipo de mídia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s